quinta-feira, 21 de julho de 2011

Designers cariocas transformam ícones geek em decoração para casa

Editora Globo
Os designers Bruno e Diogo, e os produtos de sua loja
Quem foi que disse que decoração é coisa de menina? Pelo menos não é o que mostra o estúdio de design Meninos Store. Com objetos que misturam ícones tanto tecnológicos quanto retrô, a marca carioca atrai igualmente pessoas de ambos os sexos – e de diversos países.

No catálogo deles há uma variedade de itens que abarca desde almofadas ilustradas com personagens de Quentin Tarantino e tapete com desenho de fita K7 até jogo americano em formato de pasta do Windows, luminária em forma de tecla de computador e cartas de baralho com cara de iPhone.

“Nossos clientes são tanto mulheres quanto homens”, diz um dos criadores da loja, Diogo Magalhães, 31 anos. “O nome, Meninos, foi uma forma de ligar ao lado lúdico e jovem que procuramos nos nossos produtos.”

A loja nasceu em 2008, quando Magalhães e seu colega de faculdade, Bruno Warchavsky, 31 anos – ambos formados em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – viram que os produtos que criavam por hobby, para amigos, estavam fazendo mais sucesso do que o esperado. Foi quando decidiram formalizar a marca, abrir um estúdio próprio e criar a plataforma on-line, por onde são feitas todas as vendas.

E, embora tenha sido criada e resida no Rio de Janeiro, a Meninos Store faz sucesso mesmo é no exterior – o que, na verdade, foi mais um acaso do que uma estratégia de marca. “Começamos com um site bilíngue, em português e em inglês, e a versão internacional teve uma repercussão muito maior”, diz Magalhães. Tão maior que a edição brasileira da página acabou desativada, e não raras vezes os clientes acham que a Meninos fica em outro país.

Hoje, num misto de necessidade de expansão com dificuldade de manter os custos de produção e exportação no Brasil, Diogo e Bruno estão planejando os primeiros escritórios fora do país. Já estão em negociação para inaugurar uma filial na China, que servirá de centro de distribuição para toda a Europa, e, em um segundo momento, irão se instalar nos Estados Unidos.

Enquanto isso, no Brasil... 
Embora tenham começado pequenas, as vendas da Meninos em seu país natal foram ganhando corpo com o tempo. O que, no início, representava menos de 5% das encomendas, hoje já chega a cerca de 30% – o que até rendeu a volta de uma página em português, recriada no final do ano passado pelos designers para acompanhar o fortalecimento da demanda interna.

Entre os clientes estão não apenas os internautas, que chegam ao site por meio de blogs e redes sociais, mas também lojas especializadas em produtos do mesmo tipo, tanto on-line quanto físicas.
Com o crescimento tanto fora quanto dentro da país, a Meninos registrou uma alta em suas vendas de 65% no ano passado, e sua meta é dobrar de tamanho a cada dois anos.

Todos os produtos estão disponíveis e podem ser comprado no site da loja, nas versões em inglês (www.meninos.us) e em português (www.meninos.us/br).
 
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