Por Nádia Sayuri Kaku
Ontem, aconteceu uma confraternização aqui no Núcleo Casa para comemorar os 20 anos de Editora Abril de nossa diretora de núcleo, Lívia Pedreira. Para celebrar a data, a Marcinha Carini resolveu presenteá-la com um mimo tecnológico: um porta-retrato digital com imagens de vários momentos do pessoal da redação. Confesso que nunca achei porta-retratos digitais gadgets muito práticos, já que a maioria dos modelos precisa ser conectada a um computador para transferir fotos (isso quando você também não precisa instalar um software específico para isso). Por isso, achei bem interessante o Pulse, um porta-retrato da Kodak que está disponível no Brasil desde maio e, além de conexão wi-fi, pode ser configurado remotamente pelosite da marca – sem precisar instalar nada.
Pelo site é possível configurar idiomas, horários, desativar o controle de tela touchscreen (caso o porta-retrato fique em lugar por onde passe muita gente) e também escolher o horário para ligar e desligar. O aparelho também possui sensor de luz e movimento, que o desliga caso não haja ninguém por perto, economizando energia. Para enviar fotos, é só criar uma galeria no site da marca, enviar por e-mail ou habilitar a exibição de seus álbuns do Facebook – ou seja, você pode organizar suas imagens de qualquer computador e não precisará tirar o porta-retrato da estante. Como com o wi-fi é possível deixá-lo conectado permanentemente à internet, as fotos em que você for taggeado no Facebook também aparecerão automaticamente no porta-retrato (e você pode até mandar uma resposta em tempo real para o amigo que o taggeou).
Quando você envia uma foto para o aparelho, ela é redimensionada automaticamente para o tamanho ideal para a tela de 7” de LED, ocupando menos espaço possível. Ou seja, a memória interna de 512 MB pode armazenar até 4 mil fotos. Se precisar de mais espaço, o porta-retrato também tem entrada USB e slots de cartão de memória. Está disponível nas lojas Polishop por R$ 699.
Fonte: Casa Abril