terça-feira, 6 de setembro de 2011

Banheiro: Aspectos Construtivos


Piso

Sobre o solo é feito o contra-piso (de concreto) e sobre este o piso. É no piso que se faz a correção de inclinações e no qual usa-se produtos impermeabilizantes. Normalmente o piso dentro do Box do chuveiro recebe alguma inclinação para que a água escoe facilmente para o ralo. Sobre o piso é aplicado o revestimento, o qual deve ser resistente à água e pode ser antiderrapante, evitando escorregões e acidentes - Cerâmicas: Como Escolher. Rejunte à base de epóxi é bem resistente a manchas.
Representação das camadas que compõe o piso de um banheiro. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Iluminação

Sempre valorize a iluminação natural:
É econômica (sustentável), possui ótima qualidade para a realização das tarefas e influencia o estado emocional das pessoas.
A janela deve ter uma boa área para que permita a entrada de luz e ventilação, devendo ter uma área mínima igual a 1/8 da área do banheiro (padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).
Iluminação artificial:
Lâmpadas fluorescentes podem ser usadas para a iluminação geral do banheiro, mas caso utilize este espaço para fazer maquiagem, por exemplo, tenha iluminação diferenciada próxima da bancada, como lâmpadas incandescentes ou halógenas que possuem elevado índice de reprodução de cores e permitem visualizar as cores como se estivéssemos à luz do sol. Veja mais sobre iluminação.

 
Elevação apresenta elementos como iluminação geral e diferenciada. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Ventilação

Ventilação Natural:
É importante que este espaço seja bem ventilado evitando que fungos se proliferem. A área mínima indicada é de 1/16 da área total do ambiente. A ventilação pode ser feita a partir de duto zenital (do teto) ou lateral ou ainda ventilação forçada (utilizando equipamentos para forçar a ventilação)(Padrão retirado do anexo III do decreto 212/2007 que regulamenta as edificações do Município de Curitiba).

Pontos Elétricos

De acordo com o equipamento veja se esta tomada deverá ser baixa (30cm de altura), média(1,10m de altura) ou alta (2,20m de altura). Faça este planejamento antes de colocar os revestimentos das paredes para evitar ter de quebrar posteriormente. Em geral precisará de duas tomadas: uma para o chuveiro e outra para a bancada (secador de cabelos, chapinhas, ...). Precisará também de um ponto de luz para a iluminação geral do ambiente outro ponto para a iluminação direcionada e caso opte por instalar ducha higiênica elétrica pode já prever um ponto de energia para esta.

Pontos Hidráulicos

Devem existir pontos de água para a pia e para o chuveiro e caso seja utilizada ducha higiênicapode-se optar por um ponto exclusivo para esta. Deverá haver saída de esgoto para a pia e ralopara o chuveiro.

Móveis

Faça um sóculo (base de alvenaria que pode ser revestida pelo mesmo material do tampo ou do piso) para que os armários fiquem longe da umidade do chão, ou faça armários suspensos. Simplesmente pintar o sóculo pode exigir manutenção constante já que ficará sujo com facilidade (batida de sapatos e de equipamentos de limpeza como rodos e vassouras). Saiba Mais: Banheiro: Escolhendo o Mobiliário.

Sóculo é apresentado em laranja. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Fonte: Clique Arquitetura

0 comentários:

Postar um comentário

E ai o que você gosta? Deixe seu comentário, sugestão ou apenas seu alô.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More