segunda-feira, 19 de setembro de 2011

10 hábitos para se tornar mais organizado


1. Resista a uma pechincha
Só porque você pode comprar uma camisa por R$ 30,00 ou seis garrafas de coca-cola (litro) por um ótimo preço não significa que você deva. "Pergunte-se: 'Tenho algo semelhante? e "Onde é que eu vou guardar isso? ' antes de fazer uma compra ".

2. Faça as pazes com a imperfeição

Muitas vezes dedicamos muito tempo para deixar algo perfeito como organizar nosso armário impecavelmente, mas tarefas como guardar as compras do mercado ou arquivar documentos são feitos de qualquer jeito.  Tente fazer todas as tarefas perfeitamente, pois é a maneira mais fácil de manter a ordem.

3. Nunca use um local para guardar com a tag "diversos"
Você coloca um monte de coisas em um arquivo ou caixa e escrever "diversos" bem na frente.  Em apenas uma semana você já esqueceu o que está lá dentro. Que tal classificar os itens em grupos específicos como notas fiscais, velas e assim por diante.

4. Tenha rotina para se livrar da tralha
Ao invés de esperar um feriado ou uma greve bancária, crie uma rotina para destralhar um local. Lembra da regra dos 15 minutos? Só se gasta isso fazendo uma triagem na correspondência, organizando uma gaveta de meias ou limpando os armários da lavanderia.

5. Fique com o que funciona pra você
Viver sempre em busca do ultimo lançamento de celular ou  querendo antecipar ( e comprar) a próxima tendência da estação pode te desgastar. Não perca tempo (e dinheiro) buscando obsessivamente a melhor coisa.

6. Criar uma zona de despejo
Encontre um espaço para armazenar todas as coisas que você não tem tempo para guardar e evite coloca-las em qualquer lugar. Assim quando precisar de algo que não guardou, basta procurar  no local destinado para isto.

7. Peça ajuda
Pessoas organizadas pedem ajuda quando precisam para manter a ordem e o equilíbrio. Muitas vezes pode ser constrangedor pedir um favor a mãe, pai, sogra, cunhado ou empregada. Mas isto ajudará a seguir adiante e evitar que as coisas dêem errado no fim do dia.

8. Saiba separar as emoções dos objetos
É saudável e importante guardar objetos especiais que marcaram fases da sua vida (eu por exemplo, tenho a sopeira que pertenceu a minha bisavó que já faleceu). Mas guardar um vaso quebrado ou um brinco sem par só porque ganhou de alguém e tem valor sentimental não faz sentido. Pratique o desapego e deixe ir embora itens que não tem utilidade e não podem ser usados.

9. Previna (e evite) os acidentes
Você não sairia de casa em um dia cinzento sem guarda-chuva, certo? Pessoas podem passar a vida sem aplicar esse princípio. Não basta abrir o armário da lavanderia e simplesmente jogar vassouras, pás, aspirador, escada lá dentro, pois uma hora isso tudo vai acabar caindo em cima de alguém (ou de você mesmo) quando a porta for aberta. Então previna e organize o armário antes que cause um acidente.

10. Saiba onde doar
Isso é um verdadeiro exercício de observação. Antes eu costumava doar itens para as pessoas que eu achava que precisavam. Mas doar para uma instituição facilita o trabalho evitando que a mesma pessoa receba muitas peças iguais. Geralmente instituições tem uma listagem das pessoas que necessitam ser ajudadas. Assim você tem certeza que sua doação foi destinada para quem realmente estava precisando naquele momento.

Leia mais no Chega de Bagunça


Via: Yahoo! Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

E ai o que você gosta? Deixe seu comentário, sugestão ou apenas seu alô.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More